A Noruega atingiu uma marca significativa de carros elétricos vendidos. Em 2020, mais de 54,3% dos carros novos emplacamentos no país eram veículos elétricos. Segundo o Conselho de Informação do Tráfego Rodoviário (OFV), esse tipo de carro tinha uma cota de mercado de 42,4% em 2019.
Em dezembro do ano passado, as vendas de carros elétricos estabeleceram um novo recorde mensal, a 66,7%. O crescimento foi influenciado pelo lançamento de novos modelos.
De acordo com o OFV, os quatro novos modelos mais vendidos na Noruega são Audi e-tron, Tesla Model 3, Volkswagen ID.3 e Nissan Leaf, todos alimentados por energia elétrica. O Golf da Volkswagen, que tem uma versão recarregável, ocupa a quinta colocação, porém as estatísticas não diferenciam entre os tipos de motores.
Incentivo – A Noruega possui uma política fiscal vantajosa para quem possui automóveis elétricos, incentivando a marca de carros desta categoria. Diferentes dos veículos a diesel ou gasolina, os elétricos recarregáveis estão isentos de praticamente qualquer tipo de imposto, entre outros benefícios.
Fonte: AFP. Foto: Divulgação/ AFP.
PODCAST
Formação de time e cultura [com Juliano Murlick (Triider), Pedro Flach (ThoughtWorks) e Lilian Natal (Distrito)]





