A equação de Schrodinger é um dos problemas mais complexos de serem solucionados. Formulada há 96 anos, a equação ainda desafia pesquisadores de todo mundo, devido ao seu alto grau de dificuldade.
Recentemente, pesquisadores da Freie Universität Berlin, na Alemanha, revelaram a criação de uma inteligência artificial (IA) capaz de ajudar a resolver a equação. Isso porque ela é capaz de prever as propriedades químicas e físicas das moléculas com base no arranjo de seus átomos no espaço.
O método desenvolvido pelos pesquisadores é de aprendizado profundo, chamado em inglês de Deep Learning. O método é capaz de atingir uma combinação de precisão e eficiência computacional sem precedentes.
A IA tem como base o método Monte Carlo, utilizado como forma de obter aproximações numéricas. O algoritmo foi criado considerando as leis da física, incluindo o importante princípio de exclusão de Pauli.
“Projetamos uma rede neural artificial capaz de aprender os padrões complexos de como os elétrons estão localizados ao redor dos núcleos”, o professor Frank Noé, que liderou o projeto. Porém, ainda são necessárias mais pesquisas para que a solução eficiente para a equação de Schrödinger se confirme.
Fonte: Revista Exame. Foto: Divulgação.
PODCAST
Formação de time e cultura [com Juliano Murlick (Triider), Pedro Flach (ThoughtWorks) e Lilian Natal (Distrito)]





