O presidente da China, Xi Jinping, decidiu encerrar a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de US$ 37 bilhões do Ant Group. A informação foi revelada pelo Wall Street Journal, na quinta-feira, dia 12.
A decisão ocorreu dias depois que o bilionário fundador da gigante da fintech, Jack Ma, lançou um ataque público aos bancos e reguladores financeiros do país. Então, Xi ordenou que os reguladores chineses investigassem e encerrassem a listagem do Ant, afirma o jornal.
No final do mês passada, Ma disse em uma cúpula em Xangai que o sistema regulatório estava sufocando a inovação e deveria ser reformado para fomentar o crescimento. Logo após o discurso do fundador do Ant, reguladores começaram a compilar reportagens, incluindo uma sobre como o grupo usou produtos financeiros como o Huabei, serviço de cartão de crédito virtual, para encorajar pobres e jovens a terem dívidas.
O gabinete geral do Conselho de Estado compilou um dossiê medindo o sentimento público sobre o discurso de Ma e o submeteu a líderes seniores, incluindo o presidente Xi.
Fonte: Reuters. Foto: Jason Lee/ Reuters.
PODCAST
Vida de CEO [com Omar Ajame (TEx) e Fellipe Couto (Vulpi)]





