Uma pesquisa divulgada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Distrito Retailtech Report, aponta que o Brasil ampliou em 644 o número de startups voltadas para o varejo. Uma das hipóteses mais aceitas para isso, claro, é a questão da pandemia do novo coronavírus e a consequente quarentena, que obrigou as empresas a se tornarem digitais.
A pesquisa mapeou retailtechs em vertentes como ambientes virtuais, e-commerce, engajamento do consumidor, inteligência artificial, internet das coisas, logística, operações, pagamentos e sustentabilidade. As regiões Sudeste e Sul concentram nove em cada dez soluções. O principal polo é o estado de São Paulo, com 45,8% das I. As startups de varejo mais comuns são as de operações, com 29,2%. Na sequência, estão as retailtechs de engajamento do consumidor, com 18,1%, e as voltadas a lojas virtuais, com 18%.
Segundo o Distrito, a porcentagem reflete os últimos anos de transformação digital intensa no Brasil. Ao todo, esses empreendimentos empregam 36 mil pessoas. Desde 2011, as startups de varejo captaram US$ 1,1 bilhão.
Fonte: Distrito. Foto: Divulgação.
PODCAST STARTUPLIFE
Vender, Vender, Vender! [com Theo Orosco (Exact Sales)]





