Ausência nas eleições poderá ser justificada por aplicativo

TSE já trabalha em nova versão do aplicativo

Ausência nas eleições poderá ser justificada por aplicativo Ausência nas eleições poderá ser justificada por aplicativo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que uma nova versão do aplicativo e-Título, que entrou no ar na quarta-feira, dia 30 de setembro, permite aos usuários justificar de forma online a ausência nas eleições municipais de 2020, por meio dos smartphones e tablets. A justificativa digital já podia ser feita pelo site do TSE em outras eleições.

O aplicativo só aceitará as justificativas depois da votação, como já é feito no portal. Mas, a Justiça Eleitoral já prepara o lançamento da versão 2.2 do e-Título, que permitirá a justificativa nos dias de eleição. Essa nova funcionalidade, que ainda não tem data para ser lançada, funcionará apenas nos dias e horários de votação.

De acordo com o TSE, as inovações trazem mais tecnologia ao pleito e auxiliam a que estiver fora do domicílio eleitoral ou estiver impedido de votar nos dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno do pleito, respectivamente.

Lançado em 2017, o aplicativo e-Título é uma alternativa ao título de eleitor impresso. Ele tem validade oficial para efeitos de identificação e traz, além da foto e dos dados do eleitor, informações sobre o seu local de votação.

O e-Título também apresenta uma série de outras funcionalidades, como a geração de certidões de quitação eleitoral e de nada-consta de crimes eleitorais, bem como a autenticação de documentos, entre outras.

O aplicativo é gratuito e tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android. Para baixá-lo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor no Portal do TSE.

Fonte: TSE. Foto: TRE-RJ.

 

PODCAST STARTUP LIFE

Desvendando o Open Source [com Gabriel Engel (Rocket.chat), Fábio Sobral (TotalCross), Leandro Neves (Ilhasoft), Felipe Cecagno (Mconf)]