A região do Nordeste vem cada vez mais fortalecendo o seu ecossistema de tecnologia e inovação, com 577 startups ativas. Pernambuco, junto com a Bahia, que mais se destacam no Nordeste. Por isso, listamos sete startups de Pernambuco que você deve ficar de olho.
Com 19,6% das empresas base tecnológica, Pernambuco ocupa a segunda posição no Mapeamento de Comunidades Nordeste 2019, elaborado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). O primeiro lugar é ocupado pela Bahia, 27,2%, e o Ceará completa o pódio, em terceiro lugar, com 16,6%.
Já na análise por cidades, o primeiro lugar é da capital baiana, com 20,5%, seguida por Recife, com 16,1%. As cidades de Caruaru e Garanhuns também são representantes pernambucanas no estudo.
Em Recife, o modelo de negócio predominante é o SaaS, com 54,05% das iniciativas.Também se destaca a predominância do mercado alvo B2B (65,63%) seguindo a tendência regional.
De acordo com o estudo, fase dos empreendimentos cerca de 35% destes estão em fase de tração e 32% em operação, mas novas iniciativas estão surgindo indicativo disso é que foram mapeadas 20% das iniciativas em fase de ideação.
Confira quais são as sete startups que mais se destacam em Pernambuco:
Fab Lab Recife – O Laboratório de Inovação Maker atua no desenvolvimento de novos produtos e na resolução criativa de problemas com o objetivo de estimular a aprendizagem de tecnologias exponenciais. Criado em 2014, o Fab Lab Recife conta atualmente com três unidades e faz parte de uma rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo MIT.
Thinkr Plataforma EaD – A startups oferece campanhas de vendas para curso preparatórios e treinamentos, com ferramentas de banners, cupons e descontos progressivos, além de disponibilizar funcionalidades de provas e avaliações e aulas em diversos formatos.
Hivecloud – Com soluções para transportadoras e embarcadores de cargas, a startup leva mais assertividade e tranquilidade para a gestão do transporte de cargas. Entre os recursos disponibilizados estão: emissão de CTe e MDFe, Sistema de Gestão TMS, sistema para gestão de frotas, monitoramento de entregas, EDI, dentre outros.
Joy street – A startup desenvolve e opera plataformas e ambientes digitais de aprendizagem que fomentam o engajamento de alunos, colaboradores, professores e aprendizes de diversas faixas etárias através de jogos, os quais favorecem o desempenho acadêmico e profissional. A Joy street utiliza arquitetura do mundo dos games para criar soluções para o ensino fundamental, médio ou profissional.
Ustore – A tecnologia de software desenvolvida pela empresa permite o armazenamento de grandes volumes de dados, desestruturados e indexados, que permite maximizar os benefícios de uma arquitetura em nuvem distribuída. A tecnologia é agnóstica em relação ao hardware e apresenta uma excelente relação custo / benefício, sendo sob medida às necessidades dos setores público e privado.
FindUP – A empresa tem como foco conectar negócios e especialistas de TI. A startup conta com mais de 6 mil profissionais e traz economia de compartilhamento sob demanda para os serviços técnicos, com homologação dos provedores, sistema de avaliação e acompanhamento geolocalizado em tempo real.
Even3 – A startup oferece uma solução para simplificar a organização de eventos técnico científico, como simpósios, congressos, conferências e seminários. A plataforma garante que com uma única ferramenta é possível gerenciar todo o ciclo do evento desde as inscrições até a emissão os certificados, dando ênfase principalmente na área científica, como a submissão e avaliação dos trabalhos científicos, programação científica com a grade de horários de apresentações e a publicação do evento.
PODCAST STARTUP LIFE: