A Uber anunciou o lançamento de um novo recurso global de selfies para verificar se seus clientes estão usando máscaras – por conta da pandemia de covid-19. Em maio, a companhia implementou um recurso semelhante para seus motoristas.
O recurso para os passageiros não usa tecnologia de reconhecimento facial, mas simplesmente detecta a máscara como um objeto no rosto. A Uber armazena as fotos por 96 horas para resolver possíveis disputas, mas depois as exclui permanentemente.
Segundo a empresa, o recurso será lançado nos Estados Unidos e no Canadá até o final de setembro, e na América Latina e outras regiões depois disso.
Sem máscara, sem viagem – Instituída em 18 de maio, a política “Sem máscara, sem viagem” foi estendida pela Uber indefinidamente. Os motoristas são obrigados a tirar uma selfie com a máscara todos os dias antes de começar a trabalhar. Tanto motoristas quanto passageiros podem cancelar uma viagem sem multa se informarem que a outra parte não está usando uma máscara. De acordo com a Uber, quem não cumprir a regra poderá ter sua conta desativada.
Ao contrário dos motoristas, o aplicativo só solicitará que o passageiro tire uma selfie se o motorista tiver relatado anteriormente que ele não estava usando máscara.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.





