O clube de assinatura e comércio eletrônico de vinhos Wine pediu registro para oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Criada há 12 anos, a empresa tem como sócios a Orbeat, fundo da família Sirotsky, dona do grupo de mídia RBS, e a Península, fundo de participações da família do empresário Abilio Diniz. Ambos os veículos serão vendedores na oferta secundária de ações da Wine, cujo nome oficial é W2W ECommerce de Vinhos.
A operação será coordenada por Itaú BBA, Bank of America, BTG Pactual, XP e Banco ABC Brasil. O movimento também envolve a venda de ações novas, cujos recursos a Wine planeja usar para investir em marketing, tecnologia, logística, além de expandir lojas físicas e comprar outras empresas.
A Wine teve receita líquida de R$ 146,3 milhões no primeiro semestre, representando um aumento se 26,4% na comparação com 2019. De acordo com a empresa, as compras feitas por sócios representam 78,6% da receita.
O aumento do consumo de vinhos no Brasil é a aposta da Wine. Hoje, a média é dois litros por pessoa no ano. A expectativa da empresa é que os níveis subam para próximos de países europeus, de até 50 litros por ano.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.





