Empresas de cartão de crédito montam sistema para tentar liberar pagamento via Whatsapp

Mastercard e Visa aguardam aprovação do Bacen

Empresas de cartão de crédito montam sistema para tentar liberar pagamento via Whatsapp Empresas de cartão de crédito montam sistema para tentar liberar pagamento via Whatsapp

A Mastercard e a Visa protocolaram junto ao Banco Central (Bacen) um modelo de arranjo de transferência para tentar viabilizar o projeto de pagamentos via Whatsapp. As bandeiras de cartões de crédito criaram um arranjo de transferência dentro do modelo de pagamento, o que aumenta as chances de aprovação.

Segundo a revista Exame, o sistema faz com que o aplicativo solicite uma chave para a Cielo, que dará entrada na transação. O novo modelo possui embarcadas as tecnologias da Mastercard Send e Mastercard Digital Enablement Service (MDES), e também da Visa Direct, que permite a transferência de dinheiro de uma credencial de pagamento para outra.

O projeto está no aguardo de liberação. O presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, afirmou que os pagamentos pelo WhatsApp serão aprovados pela autarquia assim que for comprovado que o arranjo proposto é competitivo e tem a proteção de dados na forma que o Banco Central considera adequada. 

O WhatsApp anunciou que liberaria o serviço de pagamentos entre amigos e empresas, desde que tenham cartões de crédito ou débito do Nubank, do Banco do Brasil e do Sicredi. A responsável pelo processamento de pagamentos seria a Cielo.

Fonte: Exame. Foto: Divulgação .