Europa volta a ameaçar criar imposto digital para gigantes da tecnologia

Facebook, Amazon e Google podem pagar impostos maiores para atuarem na Europa

Europa volta a ameaçar criar imposto digital para gigantes da tecnologia Europa volta a ameaçar criar imposto digital para gigantes da tecnologia

A União Europeia reafirmou que poderia impor um imposto sobre operações de companhias de internet, como Google, Amazon e Facebook, mesmo sem um acordo global até o final do ano. Os países europeus afirmam que essas empresas pagam muito pouco imposto nos países onde fazem negócios, porque podem declarar os lucros em qualquer lugar do mundo. Os Estados Unidos, berço da maioria dessas empresas, abandonou as negociações para um acordo global. Quase 140 países estão envolvidos nas conversas organizadas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a primeira grande reformulação das regras tributárias globais para atualizá-las para a era digital.

O último episódio do embate ocorreu na última quarta-feira, dia 17, quando os Estados Unidos afirmaram que estavam se retirando das negociações com os países europeus sobre as novas regras tributárias internacionais que incidem sobre as empresas digitais, dizendo que as negociações não avançaram. Os países pretendiam chegar a um acordo até o final de 2020.

Segundo a Agência Reuters, o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, disse que França, Reino Unido, Itália e Espanha responderam em conjunto a uma carta do secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, anunciando a retirada.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.