Banco Central prevê “autorregulação assistida” no open banking brasileiro

Informação foi repassada durante videoconferência

Banco Central prevê “autorregulação assistida” no open banking brasileiro Banco Central prevê “autorregulação assistida” no open banking brasileiro

O diretor de regulação do Banco Central (Bacen), Otávio Damaso, afirmou nessa semana que o mecanismo de governança do open banking será de “autorregulação assistida”, mas que a autoridade monetária poderá regular o tema caso entenda necessário. A afirmação foi feita durante uma videoconferência da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). Segundo ele, “Se a coisa não andar da forma como o Banco Central quer, ou qual expectativa que a gente tem em relação ao open banking, naturalmente a gente sempre vai ter a prerrogativa de trazer isso para a regulação”.

Segundo a agência de notícias Reuters, quando questionado sobre as novas entidades em virtude da terceira fase do open banking, que envolve iniciador de pagamento e encaminhador de proposta de crédito, ele afirmou que uma instrução adicional acerca do tema será publicada posteriormente, contendo o detalhamento sobre esses players.

A terceira fase do open banking prevê que os cliente de bancos poderão receber ofertas de crédito de instituições concorrentes.

Fonte: Reuters. Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo.