Com coronavírus, pedidos de crédito caem nos bancos e sobem nas fintechs

O fechamento parcial das agências bancárias e financeiras acelerou a migração dos clientes para os serviços digitais

Com coronavírus, pedidos de crédito caem nos bancos e sobem nas fintechs Com coronavírus, pedidos de crédito caem nos bancos e sobem nas fintechs

Estudo realizado pela startup Acesso Digital aponta que os pedidos de crédito por pessoas físicas caíram entre os meses março e abril deste ano Brasil, queda puxada por bancos e instituições de varejo e causada por conta do coronavírus (covid-19). Por outro lado, os pedidos de crédito seguiram numa crescente nas plataformas digitais serviços financeiros.

De acordo com a startup, que usa tecnologia de reconhecimento facial para validar transações, entre 1º e 26 de abril, o número de operações usando essa tecnologia caiu 39% em relação ao mesmo período de março, de 3 milhões para 1,82 milhões de pedidos. Os dados foram obtidos com base em informações dos 89 clientes da Acesso, incluindo os maiores bancos e redes varejistas do país e 7 dos 10 maiores bancos digitais.

O levantamento mostra ainda que pedidos feitos para varejistas despencaram 65% no período, já que esses estabelecimentos foram os mais atingidos pelas medidas de isolamento. Nos bancos e financeiras, a queda foi de 13%, enquanto nas fintechs houve alta de 16%. Segundo a Acesso, o fechamento parcial das agências bancárias e financeiras acelerou a migração dos clientes para os serviços digitais. 

Embora seja usado de forma mais ostensiva nas operações totalmente digitais, os pedidos de crédito com uso de reconhecimento facial também é utilizado em pedidos feitos pessoalmente, em particular em grandes redes varejistas.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.