A União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançaram o fundo “Juntos Pela Música”, que dará recursos a artistas que enfrentam dificuldades financeiras em meio à pandemia de coronavírus. O fundo conta inicialmente com R$ 1 milhão, sendo que UBC e Spotify contribuíram com 50% cada.
As entidades aceitam doações, através de uma plataforma de crowdfunding. Até o momento, mais de 140 artistas já receberam a primeira parcela do auxílio, sendo que mais de 800 já se cadastraram solicitando acesso ao programa. A pandemia e a consequente quarentena afeta todo o meio artístico. Sem shows, espaços de espetáculos estão fechando as portas. A arrecadação de direitos autorais terá queda de R$140 milhões em três meses, segundo o Ecad.
O movimento da UBC e do Spotify faz parte do projeto global da empresa “Spotify covid-19 Music Relief”. Ela afirma que irá igualar as doações arrecadadas via crowdfunding, em parceria com a UBC, para atender os artistas.
Segundo o canal Startupi, a diretora-geral do Spotify para a América Latina, Mia Nygren, afirmou que, diante desse cenário, o Spotify discute com parceiros formas de apoiar artistas e a comunidade criativa.
Fonte: Startupi. Foto: Divulgação.





