Na manhã desta terça-feira, dia 7, o governo federal disponibilizou a plataforma para solicitação do benefício de R$ 600 a R$ 1.200 para ajudar trabalhadores autônomos, informais e microempreendedores individuais (MEIs) durante a crise do novo coronavírus (Covid-19).O benefício será pago por pelo menos três meses.
Trabalhadores informais e autônomos que não estão no Cadastro Único, trabalhadores informais e autônomos que se registraram no Cadastro Único após 20 de março, trabalhadores com contrato intermitente inativo e MEIs precisam se inscrever no programa.
De acordo com o Governo, não precisam se cadastrar trabalhadores informais que se registraram no Cadastro Único até 20 de março, beneficiários do Bolsa Família. Nesses casos, o pagamento será feito automaticamente.
Como fazer o cadastro – A inscrição para receber o auxílio “Caixa Auxílio Operacional” pode ser feito no site ou por meio de aplicativo, disponível tanto para Android quanto para iOS.
Os primeiros benefícios começarão a ser pagos ainda hoje para quem está nos cadastros do governo. O ministro Onyx Lorenzoni estima que o pagamento para esse grupo deve ser concluído até a quarta-feira, dia 8.
Já para trabalhadores autônomos ainda não cadastrados, o pagamento será feito até 48 horas depois da conclusão do cadastro no aplicativo. O benefício será depositado em contas poupança digitais, autorizadas recentemente pelo Conselho Monetário Nacional, e poderá ser transferido para qualquer conta bancária sem custos.
Outra possibilidade, para quem não tem conta em bancos é retirar o benefício em casas lotéricas.
Outro aplicativo – A Caixa Econômica Federal também lançará um aplicativo exclusivo para o pagamento da renda básica emergencial. A plataforma funcionará de modo semelhante o do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), permitindo escolher uma conta bancária para o recebimento ou optar pelo saque em casas lotéricas, de acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães.
Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.





