Empresas de streaming estão adotam a medida de reduzir a qualidade do conteúdo com o objetivo de minimizar o congestionamento de dados no Brasil. Com as orientações das autoridades para as pessoas ficarem em casa devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o consumo de internet aumentou consideravelmente.
A Globo, dona do Globoplay, passou a adotar a medida temporariamente na segunda-feira, dia 23. As plataformas da empresa estão transmitindo vídeos apenas em HD (720 pixels), deixando de ser enviados aos clientes em resolução Full HD e 4K (1080p). De acordo com a Globo, a velocidade necessária para transferir os arquivos dos servidores para a casa do usuário também sofreu uma queda, passando de 5,8 Mbps para 2,8 Mpbs.
O Facebook também optou por reduzir a qualidade de streaming de vídeo em sua plataforma e no Instagram para usuários do Brasil e da América Latina. Já a Netflix, maior serviço de streaming do mundo, estima que a redução do tráfego é de 25% no país.
A Netflix destaca, ainda, que a medida será válida inicialmente por 30 dias para todos os assinantes em território brasileiro, independentemente da conexão utilizada.
Europa – No último domingo, dia 22, a empresa de Mark Zuckerberg acompanhou medidas tomadas por Netflix, YouTube, Amazon e Walt Disney no sentido de reduzir congestionamento de dados da internet na Europa.
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