A Hi Technologies, startup do Paraná especializada em exames laboratoriais, está produzindo um lote de testes para diagnosticar o coronavírus. Com o avanço rápido da Covid-19 no país, a demanda por prevenção e detecção da doença também foi ampliada.
O teste foi validado há poucos dias e o primeiro lote chegará a alguns clientes nesta semana, de acordo com o cofundador da startup, Marcus Figueiredo. A novidade deve ser disponibilizada a farmácias e hospitais de algumas das cidades mais populosas do país a partir de abril.
O procedimento de teste é feito de forma remota, com a amostra de sangue coletada numa cápsula e introduzida com reagentes num dispositivo portátil. O resultado é transmitido instantaneamente para um laboratório físico, onde os dados são processados com uso de algoritmos antes da emissão de um laudo.
O nível estimado de precisão do teste da Hi é de 93% a 98%. A tecnologia da empresa é para casos em que o indivíduo já apresenta sintomas do coronavírus há pelo menos três dias.
Hi Technologies – A healthtech foi criada há três anos e está trabalhando com seu sistema de laboratório portátil com redes de farmácias incluindo RD, Pague Menos e Panvel para detecção de doenças como Aids, Zika, Chikungunya, dengue, hepatites e diabetes.
Com uma equipe de 125 pessoas, a empresa tem entre os sócios a Positivo Tecnologia e os fundos de venture capital monashees e Qualcomm Ventures.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.





