O PIX, sistema que permite pagamentos e transferências sejam feitos de forma instantânea em todo o país foi lançado pelo Banco Central (Bacen), na quarta-feira, dia 19. O meio de pagamento possibilita transações entre pessoas, empresas e governo 24 horas por dia, sete dias por semana. A novidade deverá estar disponível a partir de novembro.
O sistema, que está inserido na dimensão competitividade da Agenda BC#, tem como objetivo tornar mais fácil e rápida a realização de pagamentos e transferências entre pessoas, empresas e entes governamentais. O PIX será disponibilizado pelos bancos, instituições de pagamentos e fintechs em seus aplicativos de celular.
De acordo com o Bacen, as transações pelo PIX poderão ser feitas por meio de QR Code ou do uso de informações simples dos usuários, tais como como CPF, CNPJ, número de celular ou e-mail. Por meio das “chaves”, como foram chamados esses dados, será possível enviar e receber quantias instantaneamente por meio do celular.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou, por meio de uma nota, que apoia a iniciativa que irá aumentar a inclusão financeira no país, estimular a competitividade e aprimorar a eficiência no mercado de pagamentos.
Fonte: Startupi. Foto: Divulgação.





