O banco digital C6 Bank anunciou a isenção da nova tarifa do cheque especial. A medida passa a vale a partir da segunda-feira, dia 6. O Comitê Monetário Nacional (CMN) determinou que os bancos poderão cobrar uma taxa de 0,25% sobre o valor disponível no cheque especial que exceder R$ 500.
De acordo com a determinação, serão isentos da tarifa todos clientes que têm limite de até R$ 500 no cheque especial. Já quem possui um limite superior ao valor, ainda que o crédito não seja usado, poderá ser cobrado, a depender da política de cada banco.
Bancos tradicionais também já se manifestaram sobre o tema. O Banco do Brasil não vai cobrar a tarifa. Já o Bradesco não vai fazer a cobrança até junho deste ano, quando avaliará os impactos do novo limite de 8% ao mês (ou 150% ao ano) no cheque especial.
A Caixa Econômica Federal e o Itaú revelaram que inicialmente não vão realizar a cobrança, mas futuramente podem mudar a política e deverão informar com antecedência. O Santander é o único dos maiores bancos que irá passar a cobrar a tarifa.
Fonte: Valor Econômico. Foto: Divulgação.





