Ford e McDonald’s firmam parceria para uso da palha de café em peças automotivas

A iniciativa traz uma abordagem inovadora das empresas para o gerenciamento do produto e do meio ambiente

Ford e McDonald’s firmam parceria para uso da palha de café em peças automotivas Ford e McDonald’s firmam parceria para uso da palha de café em peças automotivas

A Ford anunciou uma parceria com o McDonald’s nos Estados Unidos para utilizar a palha do café na fabricação de peças de automóveis. O projeto promete dar um novo destino para milhares de toneladas de cascas secas do grão que sobram no processo de torrefação. Geralmente, estas palhas são utilizadas como adubo ou carvão.

Segundo as empresas, a palha de café tem propriedades capazes de reforçar certos tipos de peças, criando um material durável. Ainda de acordo com a montadora, quando a palha é aquecida a altas temperaturas sob baixo oxigênio e misturada com plástico e outros aditivos, ela dá origem a um granulado que pode ser moldado em vários formatos.

Os componentes feitos com este composto são cerca de 20% mais leves e consomem até 25% menos energia no processo de moldagem. A Ford destaca, ainda, que a resistência ao calor do composto também é sensivelmente melhor que a do material usado atualmente, favorecendo a aplicação em peças como carcaças de faróis e outros componentes no compartimento do motor.

O projeto envolve também a Varroc Lighting Systems, fornecedora de faróis, e a Competitive Green Technologies, processadora da palha de café.

Fonte: Startupi. Foto: Divulgação.