Na tentativa de reduzir a ansiedade das vacas leiteiras, uma fazenda russa deu aos animais óculos de realidade virtual. A medida também tem como objetivo aumentar a produção de leite.
O aparelho foi adaptado para as “características estruturais das cabeças das vacas” e colocado em todo o rebanho. Cada equipamento recebeu um “programa exclusivo com imagens que simulam um campo durante o verão”. Desta maneira, quando os óculos são colocados, as vacas passam a ver um pasto tranquilo e bem verde, mesmo que, na realidade, o dia esteja nublado e que o animal esteja rodeado por várias outras vacas.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Alimentos da Rússia, uma pesquisa revela a ligação entre a experiência emocional de uma vaca e sua produção de leite. Os testes iniciais apontaram que o aparelhou estimulou um bom “clima emocional do rebanho como um todo”.
Pesquisadores vão examinar os efeitos do programa em um estudo a longo prazo. Os desenvolvedores planejam expandir o projeto, se os resultados positivos continuarem.
Fonte: BBC. Foto: Ministério da Agricultura e Alimentos da Rússia/ Divulgação.





