SpaceX realiza testes para projeto de colonização de Marte

Empresa de Elon Musk começa a testar foguete para ir ao planeta vermelho

SpaceX realiza testes para projeto de colonização de Marte SpaceX realiza testes para projeto de colonização de Marte

A empresa privada de viagens espaciais SpaceX realizou nesta semana no Texas um voo de teste do protótipo do foguete Starship. O projeto é enviar o foguete a Marte no futuro, e fazê-lo, inclusive, pousar na vertical no planeta. O fundador da SpaceX, Elon Musk, afirmou em uma rede social que “Marte está começando a ficar crível”.

Vários protótipos explodiram durante testes realizados em terra. O protótipo é menor do que o projetado para a nave oficialmente, e consiste basicamente em um cilindro metálico simples, apenas realmente para testes, que duram menos de um minuto.

Segundo imagens transmitidas nesta terça-feira, dia 4, o último protótipo do Starship, o SN5, conseguiu decolar e se manter a uma certa altitude antes de descer, demonstrando um bom controle de trajetória.

Elon Musk afirmou que a SpaceX terá uma base em Marte, para criar “vida multiplanetária”. A SpaceX recebeu de volta a cápsula Crew Dragon Endeavour, a primeira de uma empresa privada a enviar ao espaço astronautas da NASA.

Fonte: Exame. Foto: Getty Images North America/ AFP.