BNP Paribas e outros grupos franceses abrem hub de inovação e miram em startups brasileiras

O valor do investimento para o lançamento do novo espaço de inovação não foi revelado

BNP Paribas e outros grupos franceses abrem hub de inovação e miram em startups brasileiras BNP Paribas e outros grupos franceses abrem hub de inovação e miram em startups brasileiras

Um dos maiores bancos da Europa, o BNP Paribas está unindo forças com outros grandes grupos franceses para abrir um novo centro de inovação no Brasil. O La Fabrique, como foi chamado o projeto, vai abrigar startups para desenvolvimento de soluções e tecnologias que fortaleçam o negócio e acelerem o processo de transformação digital. A sede será em São Paulo.

Com mil metros quadrados, o novo espaço será dividido com Carrefour Brasil, a empresa de soluções de pagamentos Edenred e o grupo de sistemas de transações financeiras Ingenico, além do BNP. Segundo a presidente do banco, Sandrine Ferdane, a instituição financeira pretende concluir ao menos oito projetos em 2020, dois para cada uma das quatro unidades de negócios do grupo BNP: a divisão de gestão de frotas Arval, o braço de varejo Cetelem, a seguradora Cardiff e o segmento de Corporate and Institutional Banking (CIB).

O BNP poderá investir em algumas das startups selecionadas para o La Fabrique, assim como já faz na França. A presidente da instituição financeira revelou que, globalmente, o grupo dispõe de um orçamento de mais de 1 bilhão de euros para investimento em fintechs. Já a Edenred, amplamente conhecida pelos vales refeição e alimentação da ‘Ticket’, já selecionou cinco startups para trabalharem no La Fabrique.

Diferentemente dos outros patrocinadores do hub, a Ingenico e o Carrefour ainda não definiram uma meta de quantas startups planeja trazer para La Fabrique. O grupo francês de supermercados pretende manter os investimentos totais no Brasil em torno de 2 bilhões de reais por ano até 2024.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.