Banco Original e Guiabolso “inauguram” open banking no Brasil

O acordo permite que clientes do Original conectem suas contas ao Guiabolso

Banco Original e Guiabolso “inauguram” open banking no Brasil Banco Original e Guiabolso “inauguram” open banking no Brasil

O Banco Original junto com o Guiabolso, aplicativo de finanças pessoais começam uma parceria nesta segunda-feira, dia 19, numa antecipação ao open banking, o sistema que dá aos clientes controle sobre seus dados bancários e que o Banco Central quer implementar no país.

Inicialmente, o acordo permite que clientes do Original conectem suas contas ao Guiabolso. Com autorização prévia, o aplicativo sincroniza as movimentações da conta, cartões de crédito e de débito e investimentos, e mostra o histórico de renda e gastos. Os usuários do Guiabolso também poderão abrir conta e ter acesso a outros produtos do Original, do grupo J&F. 

O próximo passo será integrar o Guiabolso com produtos de investimentos do banco, o que deve acontecer até o fim do ano. Mais adiante, clientes do Original também poderão fazer transações por meio do Guiabolso.

O banco e a startup também lançaram mão de ofertas promocionais. Quem abrir conta no banco por meio do aplicativo terá isenção de um ano da mensalidade do serviço eletrônico de pagamentos Sem Parar e de seis meses do Spotify e Netflix, se tiver um pedido de cartão de crédito aprovado.

O acordo acontece na esteira de uma série de movimentos do Bacen, no sentido de ampliar a competição no setor bancário como forma de reduzir taxas e juros cobrados de clientes. Cerca de 80% do ativos do setor bancário estão concentrados nos cinco maiores bancos.

Após ter regulamentado a operação de fintechs de crédito no ano passado, a autarquia planeja implementar no país em 2020 a entrada em vigor do pagamento instantâneo, sistema ininterrupto de transferências automáticas de dinheiro que deve pressionar fortemente as receitas de bancos e credenciadoras de cartões.

A iniciativa é parte de um movimento mais ambicioso do regulador de implementar o open banking. O modelo permite que clientes de bancos movimentem todas suas transações financeiras num único aplicativo e decidam quais instituições podem ter acesso aos seus dados, como forma de conseguir melhores condições e preços por produtos financeiros.

Por ser o primeiro acordo nesses moldes, eventuais clientes da parceria Original-Guiabolso não poderão, de imediato, experimentar integralmente todos os benefícios do open banking. Mas como é próprio desse ambiente, o acordo não cobra exclusividade de nenhuma das partes, que já conversam com outros possíveis parceiros mais adiante.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.