Bacen promete para breve regulamentação do open banking

Esta é a etapa final da autarquia para estimular a concorrência no setor financeiro

Bacen promete para breve regulamentação do open banking Bacen promete para breve regulamentação do open banking

Durante palestra no seminário FintechView 2019, o diretor de Regulação do Banco Central do Brasil (Bacem), Otávio Damaso, afirmou que a autarquia deve levar a audiência pública em breve a regulação do open banking. A palestra foi realizada na terça-feira, dia 8.

O país deve ter uma implementação abrangente do modelo do open banking, que dá aos clientes de bancos o poder sobre seus dados financeiros. De acordo com Damaso, o modelo deverá ser similar ao inglês, que permite que pessoas possam acessar num único ambiente serviços financeiros que tenham em diferentes instituições. “O open banking tem potencial para fazer no sistema financeiro o que a internet fez para as comunicações”, acrescentou o diretor.

Porém, antes do open banking, o Bacen deve consultar o mercado ainda neste ano sobre a norma para registro eletrônico de duplicatas. Segundo Damaso, o registro de títulos de dívida em infraestruturas de mercado, como as da B3, devem impulsionar a oferta de crédito para pequenas e médias empresas no país nos próximos anos.

O Bacen também vai realizar uma consulta pública, nos próximos meses, em relação à regulação do sandbox – aparato que permite monitorar instituições de menor porte com regulação mais flexível. O diretor do Bacen espera que, nos próximos meses, “várias novas fintechs” devem entrar no mercado brasileiro.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.