Bacen, Economia, CVM e Susep desejam implantar modelo “sandbox” de regulação

As entendidades não apresentaram um cronograma de implantação do novo regime

Bacen, Economia, CVM e Susep desejam implantar modelo “sandbox” de regulação Bacen, Economia, CVM e Susep desejam implantar modelo “sandbox” de regulação

A Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, juntamente com Banco Central do Brasil (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep), pretende implantar um modelo de sandbox regulatório no país. O anúncio foi feito na quinta-feira, dia 13.

O modelo traz uma regulação simplificada para entidades menores. À medida que estas empresas vão crescendo e passam a ser mais relevantes para sistema financeiro nacional, a regulação se torna mais rígida.

A iniciativa chega em um momento em que o Bacen busca ampliar a concorrência no mercado bancário brasileiro e que é facilitada por tecnologias como blockchain e inteligência artificial que estão sendo desenvolvidas por centenas de fintechs no país. “Espera-se que a implantação desse regime regulatório seja capaz de promover o desenvolvimento de produtos e serviços mais inclusivos e de maior qualidade e possa fomentar a constante inovação nos mercados financeiro, securitário e de capitais”, afirmaram as entidades em comunicado conjunto.

O cronograma de implantação do novo modelo não foi divulgado.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.